Olho Facebook

Como Acessar Dados do Facebook Através do Excel

Precisa acessar dados do Facebook através do Excel? Mostramos como!

O Facebook é uma grande ferramenta e veículo de compartilhamento de informações onde as pessoas expressam opiniões sobre você e sobre o seu negócio. Ele permite acesso gratuito, porém registrado, onde os usuários podem criar perfis de empresas e pessoais. Segundo o site https://whatis.techtarget.com/definition/Facebook ele está disponível em 37 idiomas diferentes e possui diversos recursos.

Dentre todos os recursos, o Facebook permite que sejam criados perfis pessoais e empresariais. Quase todas as empresas do mundo possuem uma página própria e tentam atingir usuários através dessa rede social. As interações que acontecem entre usuários x usuários x empresas geram materiais que trabalhados podem gerar informações importantes, mas para isso é preciso ter acesso ao que foi gerado. Uma das ferramentas é o Excel e aqui mostramos como acessar dados do Facebook através do Excel!!!

Neste post mostro como conseguir os dados do seu próprio perfil e da sua empresa saber quantas pessoas curtiram a sua postagem, quantas compartilharam etc.

Primeiro vamos entender como conseguir os dados das postagens pessoais e depois das empresariais, ou seja, das suas fan pages.

Acessando Dados Pessoais no Facebook

Este exemplo funciona para o Excel 2016 e Office 365. Como podem verificar abaixo, utilizamos “Obter e Transformar Dados” que é o Power Query em outras versões.

Vá até Dados > Obter Dados > De Serviços Online > Do Facebook

Tela obter dados do facebook

 

Curso Criando Relatórios Inteligentes com Tabelas Dinâmicas

 

A tela abaixo será exibida. Clique em “Continuar”.

 

Se for necessário, clique na caixa de diálogo “Acesso Facebook”, insira seu e-mail cadastrado na sua conta do Facebook ou o número de telefone e a senha para poder solicitar acesso. Você pode verificar a opção para permanecer conectado. Uma vez conectado, clique em Conectar.

A tela abaixo será exibida e você pode escolher o tipo de conexão como amigos, postagens, curtidas e isto será listado em uma tabela. Esta é a forma de conseguir dados do próprio perfil. Se, por exemplo, clicar em “Postagens” todas as postagens serão listadas.

Tipos de conexão do Excel e Facebook

É provável que não todos amigos sejam listados. Isso acontece porque somente serão listados aqueles que possuem o suplemento Power Query instalado ou estejam utilizando o Excel 2016.

Acessando Dados da Fan Page Empresarial

Porém, é possível conseguir dados da fan page da empresa. Neste caso é preciso adicionar um suplemento (suplementos ou add-in são recursos que fornecem novos comandos para o Microsoft Excel, permitindo incrementar ainda mais as suas tabelas e planilhas)  próprio para isto e que está disponível na loja online da Microsoft.

Siga os passos abaixo:

Clique em Inserir > Loja.

 

Loja Office Excel

 

Você precisa clicar em “Loja”, depois clique em “Pesquisar”, digite “Facebook Ads Manager for Excel” e pressione Enter. Quando a imagem abaixo for exibida, clique em “Adicionar”.

Tela para instalação do Facebook Ads manger

 

Se for preciso, insira seu e-mail cadastrado na sua conta do Facebook ou o número de telefone e a senha. Você pode verificar a opção para permanecer conectado. Uma vez conectado, clique em Conectar.

Clique em “Create report”.

 

Tela de acesso ao Facebook Ads Manager

 

Marque a conta cadastrada. Clique em “Next”.

 

 

Nesta imagem existem templates de teste, mas para criar um template do seu relatório, clique em “Create”.

 

 

Eu sugiro que na criação deste template, para que você tenha um resultado considerável e não se frustre com alguma informação não recebida, deixe da forma abaixo, com a performance de todas as campanhas e clique em “Create”.

 

 

Os resultados gerados serão de alcance das publicações, custos por resultados, valor gasto com publicações, cliques dos posts de todas as páginas que você administra.

A tela abaixo será exibida.

 

 

Marque o relatório criado e clique em “Next”.

 

Rel

Digite seu e-mail abaixo, clique em Enviar e seja informado de todas as novidades!

 

Defina o período do seu relatório. Neste exemplo escolhi “Lifetime” para vir todas as publicações. Clique em “Next”.

 

Escolhe de período facebook ads manager no Excel

 

E como último passo, clique em “Create” e seu relatório será criado.

 

 

Com estes dados é possível criar diversos relatórios de acompanhamento e entender como seu público se comporta. Faça testes e traga dados diferentes.

A criação de relatórios inteligentes, que podem ser atualizados automaticamente através de ferramentas como a que apresentei acima, permite uma grande economia de tempo e padronização de informações recebidas. No nosso curso presencial, iremos abordar tópicos parecidos e ensinar na prática como acessar dados do Facebook.

Para saber mais sobre ele, clique aqui.

  •  
    60
    Shares
  • 25
  • 16
  •  
  • 19
Posted in DesafioExcel365, Procedimento and tagged , .

2 Comments

    • Olá Nestor!
      Você não errou, mas só conseguirá analisar os dados de amigos que também utilizem o Power Query no Facebook. Não sei se você testou, mas o FEED é o mais completo e interessante, pois trás todas as postagens que você fez.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *