Como Surgiu o Excel

O Microsoft Excel é uma planilha desenvolvida pela Microsoft para Windows, macOS, Android e iOS . Ele possui cálculo, ferramentas de gráficos, tabelas dinâmicas e uma linguagem de programação de macros chamada Visual Basic for Applications.

 

Em 1978, um aluno da Escola de Administração da Universidade de Harvard, chamado Daniel Bricklin percebeu que seu mestre de finanças gastava muito tempo para modificar e realizar, no quadro negro, novos cálculos, que estavam dispostos em colunas e linhas, criando desta forma uma tabela e, quando ele alterava uma variável, todos os dados referentes deveriam ser atualizados também!

Neste momento o professor tinha de calcular cada fórmula, o que provocava bastante demora.

Robert Frankston e Daniel Bricklin

Bricklin (de barba), juntamente com seu amigo e programador Robert Frankston, elaborou um programa que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira Planilha Eletrônica! Os dois então fundaram a empresa VisCorp, em que o produto desenvolvido era o VisiCalc.

Naquele momento, os micros eram vistos como brincadeira ou hobbies e suas vendas cresciam muito pouco, mas com o VisiCalc houve um repentino crescimento nas vendas, pois percebeu-se que poderia ser utilizado para assuntos mais sérios e práticos do cotidiano.

Não só VisiCalc surgiu, mas também aparecem outros programas de Planilhas Eletrônicas disputando espaço num mercado em grande expansão. Em 1983 ocorreu o lançamento de um programa integrado chamado 1.2.3, criado pela empresa Lótus Development Corporation, hoje pertencente à IBM. O 1.2.3 além de ser planilha gerava Gráficos e tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Desbancou o VisiCalc da sua posição de líder.

Visical

Nos anos 80, a Lótus seria a líder de mercado, concorrendo com outras Planilhas (SuperCalc, Multiplan e Quattro Pro). Já nos anos 90, é lançado o MS Windows pela Microsoft e, em seguida, aparece uma Planilha Eletrônica que rodava neste ambiente (MS – Excel 3.0) que se tornou líder em seu segmento, ainda que concorrendo com os posteriores: Quattro Pro for Windows e Lótus 1.2.3 for Windows.

Definição de Planilha Eletrônica

A Planilha é uma folha de cálculo disposta em forma de tabela, na qual poderão ser efetuados rapidamente vários tipos de cálculos matemáticos, simples ou complexos. De acordo com uma filosofia matricial, pode ser utilizada por qualquer pessoa de qualquer setor profissional que tenha no seu trabalho a necessidade de efetuar cálculos financeiros, estatísticos ou científicos. A Planilha Eletrônica é o programa que impulsionou e revolucionou o mercado da informática. Em sua evolução, a humanidade sempre tentou criar ferramentas para suprir as novas necessidades que foram aparecendo. Com a Planilha Eletrônica não foi diferente.

Curso Criando Relatórios Inteligentes com Tabelas Dinâmicas

Microsoft Excel

A Planilha Eletrônica Microsoft Excel está caracterizada como um dos mais importantes aplicativos da área para uso em microcomputadores. O nome Excel vem da abreviatura da Excelent, ou seja, Excelente. O termo Excel em inglês significa primar, superar, ser superior.

Primeira versão do Microsoft Excel

A operação do Microsoft Excel e das demais Planilhas Eletrônicas, mesmo tendo passado anos, continua similar. Mas claro que com o passar dos anos, foram acontecendo melhorias, porém a estrutura principal de operação continua a mesma.

No Excel, você pode criar listas na planilha para agrupar e agir de acordo com dados relacionados. Pode também criar uma lista de dados existentes ou criar uma lista a partir de um intervalo vazio. Quando especifica um intervalo como uma lista, você pode facilmente gerenciar e analisar os dados independentemente dos outros dados que estejam fora dela. Além disso, as informações contidas em uma lista podem ser compartilhadas com outras através da integração com o Windows SharePoint Services. Alguns aspectos das funções estatísticas, incluindo resultados de arredondamentos, e precisão foram melhorados:

Digite seu e-mail abaixo, clique em Enviar e seja informado de todas as novidades!

 

Documentos inteligentes:

Os documentos inteligentes são documentos que estão programados para estender a funcionalidade da pasta de trabalho, respondendo dinamicamente de acordo com o contexto das suas ações. Vários tipos de pastas de trabalho desempenham bem o papel de documentos inteligentes. Os documentos inteligentes funcionam muito bem, principalmente para pastas de trabalho que fazem parte de um processo.

Espaço de trabalho de documento:

O Espaços de Trabalho de Documento é utilizado para simplificar o processo de criação em conjunto, edição e revisão de documentos com outras pessoas em tempo real através do Excel.

Comparar pastas de trabalho lado a lado:

A comparação lado a lado permite que você veja mais facilmente as diferenças entre dois arquivos, sem precisar mesclar todas as alterações em uma única pasta de trabalho. Você pode rolar pelas duas pastas de trabalho ao mesmo tempo para identificar diferenças entre elas.

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Posted in DesafioExcel365, Inteligência de Negócios and tagged , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *