Qual é o futuro do Power BI?

Você pode acessar dados corretos para obter melhores informações e decisões de negócios! Embora existam inúmeras ferramentas para tratar dados e trazer informações corretas, o Power BI está crescendo rapidamente como líder quando se trata de visualização de dados e Business Intelligence.

Desde que nasceu evoluiu constantemente e a tendência parece ser a de crescer muito. Mas veio para ficar? Vamos analisar seu futuro.

Futuro do Power BI

A demanda por BI (Business Intelligence) e tomada de decisão a partir de dados não cairá no futuro próximo. O que parece cada vez mais óbvio é que nenhuma outra ferramenta de BI vai superar o domínio do Power BI nos próximos dez anos, principalmente porque o Power BI é fácil de usar e excelente para visualização de dados.

Além disso, o produto é um da Microsoft, o que o torna potente porque diversos produtos desta empresa já são líderes globais. A integração com o Power BI não é apenas essencial, mas também é um bom argumento para seus usuários.

Como o Power BI evoluiu?

O nascimento do Power BI aconteceu em julho de 2015. Lentamente, ele saiu do recurso compartilhável para um serviço completo de análise e visualização de dados baseado em nuvem.

Em 2010 a Microsoft introduziu o Power Pivot no Excel, uma ferramenta de visualização chamada Power View e Power Maps para representar dados espaciais. Agora, tudo isso está no Power BI, juntamente com outros recursos excelentes.

Hoje, o Power BI fornece aos usuários a criação de relatórios e dashboards interativos e baseados na nuvem sem a ajuda de um administrador ou de qualquer analista de dados. O serviço está disponível para desktops e smartphones. Desde a sua criação, a Microsoft tem se concentrado fortemente no desenvolvimento do Power BI e hoje ele está como o favorito no mercado.

Se você pensa que o Power BI é apenas mais uma opção para a visualização de dados em nuvem com o uso de gráficos dinâmicos, você ficará surpreso com o quanto ele consegue fazer. Como usuário, você pode dividir dados em várias análises, por exemplo.

Por que o Power BI se tornou um líder emergente em BI?

Hoje, você pode conseguir muito com o Power BI. Se você deseja criar seus dashboards, deixá-los na nuvem e permitir que outras pessoas os acessem de diversas formas e facilmente, o Power BI pode fazer isso por você. Alguns dos atributos que fazem o Power BI melhores que os outros são:

Opção mais barata

O Gartner Group considera esta plataforma a solução mais barata disponível no mercado hoje, sendo até 80% mais em conta que outras plataformas baseadas em nuvem. Além disso, você pode utilizar o Power BI Desktop do forma gratuita.

Sem contar que segundo o site oficial do Power BI “A Microsoft é reconhecida como líder no Quadrante Mágico do Gartner para plataformas de análise e business intelligence por 12 anos consecutivos”.

Fonte: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/

Vários conectores de dados

Um dos seus atributos mais poderosos é que o Power BI pode se conectar a qualquer fonte de dados baseada em nuvem. Com mais de 70 conectores, pacotes de relatórios e interação com diversos aplicativos da própria Microsoft e de outros, como Excel, Quickbooks, GitHub, MailChimp, Salesforce, Zendesk, Google Analytics, etc., o Power BI conecta-se facilmente a todos essas fontes de dados facilmente.

Simples de usar

Com o Power BI, os usuários não dependem exclusivamente de um analista ou administrador de dados para acessar ou processar dados. Eles podem aprender com facilidade em pouco tempo. O curso presencial “Power BI para Todos – do Dashboard e Além!”, por exemplo, dura 16 horas. Em um final de semana todos os alunos sairão do zero e irão à 100 na utilização desta ferramenta. Imagine se os funcionários de suam empresa puderem analisar dados, criar relatórios e dashboards rapidamente. Como será bom para as empresas tomarem decisões de negócios rápidas e eficazes. Obviamente existem diversas formas de restringir acessos aos dados somente às pessoas autorizadas.

Dahboards e relatórios interativos

O Power BI ajuda você a detalhar seus dados para insights mais profundos. Você pode facilmente acessar e analisar dados de várias fontes e integrá-los perfeitamente. Os dashboards personalizados podem apresentar os dados de formas visuais e exclusivas para sua consideração.

Fonte: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/

Facilmente acessível a todos

Você pode acessar os dashboards de qualquer lugar, pois o Power BI funciona em todos os dispositivos. É possível acessar os dashboards em smartphones e tablets Android, Windows e Apple.

Compartilhamento de dados

Você pode facilmente economizar várias horas ao “buscar” dados de inúmeras fontes, recompilar as mesmas e enviá-las para vários destinos.

Com o Power BI, você pode definir rapidamente um agendamento para atualizar os dados e eles serão atualizados de forma automática periodicamente.

Linguagem Natural

A inteligência embutida no Power BI lida com muitas consultas em linguagem simples. Se você fizer uma pergunta, essa ferramenta apresentará dados com base em sua consulta no seu idioma. Ele criará e apresentará dados em uma forma visual para melhorar a sua compreensão. Já imaginou o quanto você economizará de tempo ao eliminar o processo de espera para que um analista te entregue um relatório específico?

O Power BI é o futuro do Excel?

O Power BI, na verdade, aprimora a funcionalidade Microsoft Excel. Ele não apenas analisa e representa os dados visualmente, mas também torna o processo de compartilhamento mais fácil em todos os dispositivos.

Ao contrário do Excel, onde você se conecta a funções como Power Query e Power Pivot, e em seguida, compartilha os dados de diversas, com o Power BI você pode evitar algumas etapas com um aplicativo único.

Digite seu e-mail abaixo, clique em Enviar e seja informado de todas as novidades!

O Power BI deu um salto muito grande na solução de serviços de Business Intelligence. O Excel, que já foi o líder, precisa de ajuda de outras ferramentas, mas é restrito em muitas integrações externas de terceiros. Embora o Excel forneça análises poderosas para qualquer tipo de dados, o Power BI aprimora isso com sua ferramenta interativa. Agora você pode encontrar rapidamente informações importantes sobre os dados e representá-los em impressionantes formas visuais.

Atualmente o Power BI tem milhões de usuários em milhares de empresas em todo o mundo. Devido à sua velocidade de atualização, a cada semana novos recursos são adicionados a essa plataforma poderosa.

O que existe por trás do Power BI

Quando existe demanda por uma ferramenta amigável para análise de dados e BI, tendo a Microsoft como empresa mantenedora e muitos recursos poderosos, como fácil integração à solução e dashboards interativos, obviamente o futuro é promissor para o Power BI.

Além de ser fácil de usar, praticamente toda semana existe um novo recursos surgindo. Quando você pode compartilhar e visualizar dados a partir do seu celular e com a demanda por análises de negócios em ascensão, você acha que o crescimento do Power BI pode ser interrompido?

Aprender Power BI é uma boa escolha para agregar ao meu currículo e carreira profissional?

Quando sabemos que Power BI tem um futuro de, no mínimo, mais duas décadas de vida, você não acha que é uma ótima opção aprender Power BI?

A pergunta acima só pode ser respondida se você:

  • Gosta de manipular dados, gráficos e gosta de criar dashboards e relatórios;
  • É curioso o suficiente para aprofundar em dados e ter insights valiosos tanto para você como para a empresa em que trabalha;
  • Sabe que tomar as melhores decisões comerciais só é possível analisando um conjunto de dados;
  • Quer crescer na carreira em qualquer área;
  • Sabe que é preciso aproveitar o boom desta ferramenta para sair na frente e iniciar o aprendizado o quanto antes.

Se você se identificou com qualquer uma das afirmações acima, então você deve olhar para o Power BI como uma opção de aprendizado. Ele não é apenas fácil de compreender, mas também pode ajudá-lo a se destacar em vários segmentos. É uma ferramenta de negócios potente e mais uma habilidade do que um trabalho. A demanda por essa habilidade é alta em Data Analytics, Business Intelligence e Data Warehousing e pode oferecer uma vantagem sobre seus colegas.

Diversas empresas estão investindo pesadamente na contratação e treinamento de pessoas no Power BI e se tornando parceiras Microsoft. Então, se você está pensando em obter uma certificação e treinamento em Power BI, faça isso logo. Diversos profissionais estão investindo seus esforços em aprender esta ferramenta e conseguindo se destacar no mercado. Clique aqui e acesse a página do nosso curso.

 

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Posted in Business Intelligence, Dashboard, Gráfico, Inteligência de Negócios, Power BI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *