Controle de Projetos – Como criar um Gráfico de Gantt no Excel

Se você estiver criando dashboards para gerentes e gerentes de projetos, eles vão querer ver dados de projetos, tarefas e recursos em seus painéis de controle.

No entanto, se estiver construindo um BSC (Balanced Scorecard) e quiser mostrar estimativas de conclusão para Iniciativas Estratégicas, pode ser melhor mostrar aos executivos apenas a variação da previsão.

Isso requer dois tipos diferentes de gráficos de gerenciamento de projetos. Hoje vou mostrar como criar um Gráfico de Gantt simplificado e nos próximos dias mostrarei como criar um gráfico de variação de projetos mais adequado para gerentes seniores.

Se preferir, pode baixar o arquivo para acompanhar o procedimento. Basta inserir seu e-mail na caixa abaixo. fazendo isso você receberá nossos e-mails com outros procedimentos, bem como avisos de inícios de inscrição de cursos.

Na planilha temos uma aba com o gráfico pronto e outra aba com os dados para você treinar.

Os dados do projeto

Na parte dos dados:

  • Projeto X – Onde as tarefas do projeto serão definidas;
  • Data de Início – Definição do início das tarefas;
  • Duração – Quantos dias a tarefa irá durar;
  • Conclusão – Data de finalização da tarefa.

Como você pode notar, a Conclusão é a soma da Data de Início e a Duração. Assim, no futuro, ao alterar a Data de Início e a quantidade de dias para a Duração, a Conclusão será calculada automaticamente.

Construindo o Gráfico de Gantt

Sem selecionar os dados (e clicando em uma célula vazia sem qualquer dado), vá até Inserir > Gráficos e escolha o Barras Empilhadas. Ele será inserido totalmente em branco.

Digite seu e-mail abaixo, clique em Enviar e seja informado de todas as novidades!

Clique com o botão direito em qualquer lugar da área do gráfico, clique em Selecionar Dados. A imagem abaixo será exibida.

Clique em Adicionar em “Entrada de Legendas (Série)” e a caixa abaixo será exibida.

Clique no espaço de Nome da série e clique Data de Início. Depois clique em Valores da série, apague o “={1}” e selecione todas as datas da Data de Início. Ficará como na imagem abaixo.

 

Clique em OK. Repita os passos, mas dessa vez utilizando a coluna Duração. Ficará como na imagem abaixo.

Agora clique em Editar no “Rótulo do Eixo Horizontal (Categorias)” e selecione somente as tarefas sem selecionar o título “Projeto X”. Deve ficar como a imagem abaixo.

Clique em OK e ficará conforme a imagem abaixo.

Clique OK. O gráfico será exibido da forma abaixo.

Configurando o Gráfico de Gantt

Agora é necessário configurar o gráfico para que ele seja um Gráfico de Gantt.

Com o botão direito, clique em uma das barras azuis e clique em “Formatar Série de Dados”. Na “Linha de Preenchimento” (o baldinho hehehhe), clique em “Sem preenchimento”. Em “Borda” clique em “Sem linha”. Ficará como na imagem abaixo.

Agora clique com o botão direito no eixo y/eixo vertical (onde estão as tarefas) e depois em “Formatar Eixo”. Em “Opções de Eixo” role para baixo e marque “Categorias em ordem inversa”. Essa ação fará com que o eixo fique invertido e a tarefa vá para a parte de cima, bem como as datas.

Agora clique no eixo das tarefas e pressione “Delete” no teclado. Isso mesmo! Apague o eixo. Deixe como abaixo.

Formatando o Gráfico de Gantt e os dados

Agora vamos formatar o Gráfico de Gantt.

Primeiro escolha uma área que o gráfico vai ficar. No meu caso, vou escolher que o Gráfico de Gantt fique até a coluna M. Vou selecionar os dados sem os títulos até a coluna M. Depois vou até a formatação de bordas, escolho a opção “Mais bordas”, formatei a cor com um cinza mais claro, escolhi a última linha do lado direito da caixa “Estilo” e escolhi que as bordas horizontais fossem exibidas. Ficou da forma abaixo.

Após clicar em OK, a planilha ficará assim:

Agora alinhe o gráfico com as linhas, retire a cor do fundo do gráfico (clique com o botão direito na área do gráfico > Formatar área do gráfico e deixe sem preenchimento e sem linha de bordas e as linhas de grade (faça isso em Elementos do Gráfico). Deve ficar como abaixo.

Agora vamos alinhar as barras com as linhas de bordas. O primeiro passo é deixar as barras do gráfico de uma forma em que se encaixe nas linhas da planilha. Então clique com o botão direito em qualquer uma das barras> Formatar série de dados > Opções de Série > em Largura do Espaçamento deixe 30%.

 

Em uma das bordas, clique e  arraste até o gráfio ficar “encaixado” nas linhas como no GIF abaixo.

Para finalizar, vamos configurar as datas. Note que a data de início do gráfico está distante da data de início das tarefas. Vamos aproximar.

Clique com o botão direito em uma das datas do gráfico e clique em Formatar Eixo. Em Opções do Eixo temos as datas como o Excel as vê. A data que nós vemos é uma máscara, pois o Excel “enxerga” as datas em forma numérica.

Vamos deixar o Limite mínimo 43900,0 (10/03/2020) e o Máximo 44476,0 (07/10/2021). Feito isso, vamos formatar a fonte do eixo da data como Calibri (corpo) e tamanho 11. Na realidade eu vou deixar formatada como o título dos dados.

Pronto! Temos o Gráfico de Gantt abaixo!

 

Se tiver alguma dúvida, fique a vontade para entrar e contato!

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Posted in Gráfico, Procedimento.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *