Como Restringir a Entrada de Informações Incorretas com Validação de Dados

Para manter a validade dos dados, às vezes você precisa restringir o valor de entrada e oferecer algumas dicas de preenchimento.

 

Vamos imaginar que em uma planilha de cadastro, é preciso listar todos que tenham entre 15 e 42 anos de idade. Diversos erros podem ocorrer e os idades podem estar fora desses limites. Também é preciso levar em consideração que mensagens de avisos e erros podem ajudar o preenchimento correto.

ABA CONFIGURAÇÕES

Para garantir que somente os dados dentro dessa faixa etária sejam inseridos, selecione todas as células em que as datas serão inseridas e vá para:

 

Dados-> Validação de dados.

Insira as condições como no exemplo abaixo:

 

ABA MENSAGEM DE ENTRADA

Caso queira deixar somente a restrição, basta clicar em OK para ela funcionar. Porém, é possível mostrar mensagens e alertas de erro. Para mensagens, clique na aba “Mensagem de entrada” e, como é somente um teste, deixe a caixa como no exemplo abaixo:

 

Digite seu e-mail abaixo, clique em Enviar e seja informado de todas as novidades!

    ABA ALERTA DE ERRO

    Mas vamos imaginar que alguém, mesmo com o aviso, insira idades fora desse limite. É possível adicionar uma mensagem de erro. Para isso vá até “Alerta de erro” e, para teste, deixe da forma abaixo:

    Após clicar em “OK” clique em uma das células que foram selecionadas. A mensagem abaixo vai ser exibida:

     

    E se a idade estiver fora dos limites, a mensagem de erro aparece como uma caixa de diálogo:

     

    Pode ser que a mensagem de atenção fique em cima de alguma célula. Para retirar, basta clicar em cima da mensagem e arrastar para um local mais adequado.

    ANTES:

    DEPOIS:

    Compartilhe com seus colegas nas redes sociais
    Posted in Procedimento.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *